Este Blog foi criado com o objetivo de auxiliar os professores da área de Cultura e Sociedade na elaboração de questões para atividades avaliativas. Especialmente objetiva favorecer aos professores da Secretaira de Educação do Ceará com questões do Primeiro Aprender. Este espaço, também, está aberto para contribuições e sugestões de seus usuários pelo endereço: humanas.com@gmail.com. Espero está contribuindo para um melhor desempenho dos profissionais da área de humanas. Prof° Luiz Moreira.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
ATIVIDADE AVALIATIVA 2° A
EM DUPLA, COMENTE SE É POSSÍVEL A RELIGIÃO INFLUENCIAR NA ORGANIZAÇÃO DO ESTADO (GOVERNO) E NA CRIAÇÃO DE LEIS. LEMBRE-SE: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA ARGUMENTAR MOSTRANDO EXEMPLOS PARA FORTALECER SUA RESPOSTA. NÃO É SUFICIENTE RESPONDER "SIM" OU "NÃO", MAS É NECESSÁRIO JUSTIFICAR DE FORMA CONVINCENTE. UTILIZE-SE DA REDAÇÃO QUE LHES FOI PASSADA NA ÚLTIMA AULA. APROVEITEM OS ARGUMENTOS DE VOCÊS. A DUPLA PODE CRUZAR AS INFORMAÇÕES DE CADA REDAÇÃO E ELABORAR UMA RESPOSTA EM CONJUNTO, POIS ESTE É O OBJETIVO DO TRABALHO. ESTE TRABALHO VALE NOTA PARCIAL. OS TEXTOS ELABORADOS DEVEM SER ENVIADOS PARA humanas.com@gmail.com ATÉ SEGUNDA-FEIRA (22/10). NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME N° E TURMA. SE VOCÊS NÃO TIVEREM E-MAIL PEÇAM AO EMÍLIO, DO LABORATÓRIO, PARA FAZER UM. BOM DESEMPENHO.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTÓRIA EM DUPLA 2° ANO
A DESTRUIÇÃO DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS
Frei Bartolomé de Las Casas
Os espanhóis, com seus cavalos, suas espadas e lanças começaram a praticar crueldades estranhas; entravam nas vilas, burgos e aldeias, não poupando nem as crianças e os homens velhos, nem as mulheres grávidas e parturientes e lhes abriam o ventre e as faziam em pedaços como se estivessem golpeando cordeiros fechados em seu redil. Faziam apostas sobre quem, de um só golpe de espada, fenderia e abriria um homem pela metade, ou quem, mais habilmente e mais destramente, de um só golpe lhe cortaria a cabeça, ou ainda sobre quem abriria melhor as entranhas de um homem de um só golpe. Arrancavam os filhos dos seios da mãe e lhes esfregavam a cabeça contra os rochedos enquanto que outros os lançavam à água dos córregos rindo e caçoando, e quando estavam na água gritavam: move-te, corpo de tal?! Outros, mais furiosos, passavam mães e filhos a fio de espada. Faziam certas forcas longas e baixas, de modo que os pés tocavam quase a terra, um para cada treze, em honra e reverência de Nosso Senhor e de seus doze Apóstolos (como diziam) e deitando-lhes fogo, queimavam vivos todos os que ali estavam presos. Outros, a quem quiseram deixar vivos, cortaram-lhes as duas mãos e assim os deixavam; diziam: Ide com essas cartas levar as notícias aos que fugiram para as montanhas. Dessa maneira procediam comumente com os nobres e os senhores; faziam certos gradis sobre garfos com um pequeno fogo por baixo a fim de que, lentamente, dando gritos e em tormentos infinitos, rendessem o espírito ao Criador.
(Fonte: www.viegasdacosta.hpg.ig.com.br/escolas.htm - 8/11/10)
Em dupla, analise o texto e argumente sobre as razões que levaram os conquistadores espanhóis a agirem com tamanha crueldade com os nativos habitantes da América, considerando que "De acordo com os escritos de Bartolomeu, os índios eram criaturas extremamente meigas e pacíficas, sem nenhum motivo para fazer os espanhóis, ao chegarem numa tribo, esfolarem as crianças nas pedras ou talhar as mulheres grávidas." (fonte: http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_3924.html - 8/11/10)
Parte do texto acima está no capítulo 33 do nosso livro didático.
Os textos serão avaliados a partir dos seguintes critérios.
Capacidade de argumentação
Ótimo (9-10): Argumentou historicamente de forma clara e convincentemente sobre o assunto.
Bom (7-8): Argumentou historicamente de forma clara, porém foi superficial em algum ponto.
Razoável (6): Argumentou historicamente mas superficialmente, faltando clareza em algum ponto.
Fraco (4-5):Apenas emitiu opinião pessoal sem justificar historicamente sua resposta
O texto produzido por vocês deve ser enviado para humanas.com@gmail.com até 16/11/10.
Não esqueçam de colocar o nome, o n° e a turma de vocês. Bom desempenho!
Frei Bartolomé de Las Casas
Os espanhóis, com seus cavalos, suas espadas e lanças começaram a praticar crueldades estranhas; entravam nas vilas, burgos e aldeias, não poupando nem as crianças e os homens velhos, nem as mulheres grávidas e parturientes e lhes abriam o ventre e as faziam em pedaços como se estivessem golpeando cordeiros fechados em seu redil. Faziam apostas sobre quem, de um só golpe de espada, fenderia e abriria um homem pela metade, ou quem, mais habilmente e mais destramente, de um só golpe lhe cortaria a cabeça, ou ainda sobre quem abriria melhor as entranhas de um homem de um só golpe. Arrancavam os filhos dos seios da mãe e lhes esfregavam a cabeça contra os rochedos enquanto que outros os lançavam à água dos córregos rindo e caçoando, e quando estavam na água gritavam: move-te, corpo de tal?! Outros, mais furiosos, passavam mães e filhos a fio de espada. Faziam certas forcas longas e baixas, de modo que os pés tocavam quase a terra, um para cada treze, em honra e reverência de Nosso Senhor e de seus doze Apóstolos (como diziam) e deitando-lhes fogo, queimavam vivos todos os que ali estavam presos. Outros, a quem quiseram deixar vivos, cortaram-lhes as duas mãos e assim os deixavam; diziam: Ide com essas cartas levar as notícias aos que fugiram para as montanhas. Dessa maneira procediam comumente com os nobres e os senhores; faziam certos gradis sobre garfos com um pequeno fogo por baixo a fim de que, lentamente, dando gritos e em tormentos infinitos, rendessem o espírito ao Criador.
(Fonte: www.viegasdacosta.hpg.ig.com.br/escolas.htm - 8/11/10)
Em dupla, analise o texto e argumente sobre as razões que levaram os conquistadores espanhóis a agirem com tamanha crueldade com os nativos habitantes da América, considerando que "De acordo com os escritos de Bartolomeu, os índios eram criaturas extremamente meigas e pacíficas, sem nenhum motivo para fazer os espanhóis, ao chegarem numa tribo, esfolarem as crianças nas pedras ou talhar as mulheres grávidas." (fonte: http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_3924.html - 8/11/10)
Parte do texto acima está no capítulo 33 do nosso livro didático.
Os textos serão avaliados a partir dos seguintes critérios.
Capacidade de argumentação
Ótimo (9-10): Argumentou historicamente de forma clara e convincentemente sobre o assunto.
Bom (7-8): Argumentou historicamente de forma clara, porém foi superficial em algum ponto.
Razoável (6): Argumentou historicamente mas superficialmente, faltando clareza em algum ponto.
Fraco (4-5):Apenas emitiu opinião pessoal sem justificar historicamente sua resposta
O texto produzido por vocês deve ser enviado para humanas.com@gmail.com até 16/11/10.
Não esqueçam de colocar o nome, o n° e a turma de vocês. Bom desempenho!
Subscrever:
Mensagens (Atom)