quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ATIVIDADE AVALIATIVA 2° A

EM DUPLA, COMENTE SE É POSSÍVEL A RELIGIÃO INFLUENCIAR NA ORGANIZAÇÃO DO ESTADO (GOVERNO) E NA CRIAÇÃO DE LEIS. LEMBRE-SE: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA ARGUMENTAR MOSTRANDO EXEMPLOS PARA FORTALECER SUA RESPOSTA. NÃO É SUFICIENTE RESPONDER "SIM" OU "NÃO", MAS É NECESSÁRIO JUSTIFICAR DE FORMA CONVINCENTE. UTILIZE-SE DA REDAÇÃO QUE LHES FOI PASSADA NA ÚLTIMA AULA. APROVEITEM OS ARGUMENTOS DE VOCÊS. A DUPLA PODE CRUZAR AS INFORMAÇÕES DE CADA REDAÇÃO E ELABORAR UMA RESPOSTA EM CONJUNTO, POIS ESTE É O OBJETIVO DO TRABALHO. ESTE TRABALHO VALE NOTA PARCIAL. OS TEXTOS ELABORADOS DEVEM SER ENVIADOS PARA humanas.com@gmail.com ATÉ SEGUNDA-FEIRA (22/10). NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME N° E TURMA. SE VOCÊS NÃO TIVEREM E-MAIL PEÇAM AO EMÍLIO, DO LABORATÓRIO, PARA FAZER UM. BOM DESEMPENHO.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTÓRIA EM DUPLA 2° ANO

A DESTRUIÇÃO DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS

Frei Bartolomé de Las Casas

Os espanhóis, com seus cavalos, suas espadas e lanças começaram a praticar crueldades estranhas; entravam nas vilas, burgos e aldeias, não poupando nem as crianças e os homens velhos, nem as mulheres grávidas e parturientes e lhes abriam o ventre e as faziam em pedaços como se estivessem golpeando cordeiros fechados em seu redil. Faziam apostas sobre quem, de um só golpe de espada, fenderia e abriria um homem pela metade, ou quem, mais habilmente e mais destramente, de um só golpe lhe cortaria a cabeça, ou ainda sobre quem abriria melhor as entranhas de um homem de um só golpe. Arrancavam os filhos dos seios da mãe e lhes esfregavam a cabeça contra os rochedos enquanto que outros os lançavam à água dos córregos rindo e caçoando, e quando estavam na água gritavam: move-te, corpo de tal?! Outros, mais furiosos, passavam mães e filhos a fio de espada. Faziam certas forcas longas e baixas, de modo que os pés tocavam quase a terra, um para cada treze, em honra e reverência de Nosso Senhor e de seus doze Apóstolos (como diziam) e deitando-lhes fogo, queimavam vivos todos os que ali estavam presos. Outros, a quem quiseram deixar vivos, cortaram-lhes as duas mãos e assim os deixavam; diziam: Ide com essas cartas levar as notícias aos que fugiram para as montanhas. Dessa maneira procediam comumente com os nobres e os senhores; faziam certos gradis sobre garfos com um pequeno fogo por baixo a fim de que, lentamente, dando gritos e em tormentos infinitos, rendessem o espírito ao Criador.
(Fonte: www.viegasdacosta.hpg.ig.com.br/escolas.htm - 8/11/10)

Em dupla, analise o texto e argumente sobre as razões que levaram os conquistadores espanhóis a agirem com tamanha crueldade com os nativos habitantes da América, considerando que "De acordo com os escritos de Bartolomeu, os índios eram criaturas extremamente meigas e pacíficas, sem nenhum motivo para fazer os espanhóis, ao chegarem numa tribo, esfolarem as crianças nas pedras ou talhar as mulheres grávidas." (fonte: http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_3924.html - 8/11/10)

Parte do texto acima está no capítulo 33 do nosso livro didático.
Os textos serão avaliados a partir dos seguintes critérios.
Capacidade de argumentação
Ótimo (9-10): Argumentou historicamente de forma clara e convincentemente sobre o assunto.
Bom (7-8): Argumentou historicamente de forma clara, porém foi superficial em algum ponto.
Razoável (6): Argumentou historicamente mas superficialmente, faltando clareza em algum ponto.
Fraco (4-5):Apenas emitiu opinião pessoal sem justificar historicamente sua resposta

O texto produzido por vocês deve ser enviado para humanas.com@gmail.com até 16/11/10.
Não esqueçam de colocar o nome, o n° e a turma de vocês. Bom desempenho!