segunda-feira, 5 de abril de 2010

PRIMEIRO APRENDER - QUESTÕES DE HISTÓRIA

Questões com assuntos do Primeiro Aprender de História
Algumas questões abaixo poderão não conter as imagens a que se referem. Caso haja interesse peça-as por e-mail.

1 – “Nós, seres humanos, vivemos em sociedade... Nem Robinson Crusoé, aquele personagem que sobreviveu a um Naufrágio numa ilha deserta, era capaz de viver sozinho”. Sobre o assunto “Nós e a Sociedade”, estudado nas aulas 17 e 18, podemos afirmar:
I – Compreender a vida em sociedade é o principal objetivo da História;
II – Um motivo importante de estudarmos História é podermos saber como eram essas sociedades;
III – Dependendo da sociedade, podemos encontrar realidades muito diferentes.

São corretas as sentenças:
a)I e II;
b)I e III;
c)II e III;
d) Todas;
e) Nenhuma.

2 – Vivemos hoje na chamada era da globalização. Sobre este assunto é incorreto afirmar:
a) as sociedades estão mais ligadas com a globalização;
b) o comércio mundial faz com que produtos do outro lado do mundo sejam vendidos bem na esquina;
c) a globalização não tem ocorrido sem problemas;
d) dentro e fora da escola, há oportunidades para fazermos desse mundo globalizado uma terra de sociedade mais humana;
e) a História não serve para nos ajudar a compreender o lado negativo da globalização.

3 – Cada sociedade tem sua maneira de ser. Nesse sentido podemos afirmar corretamente:
a) aldeias e civilizações são tipos iguais de sociedades;
b) as primeiras formas de sociedade da história eram aldeias que cresceram e, com o tempo, tornaram-se grandes civilizações;
c) o desenvolvimento das civilizações significou o fim das aldeias;
d) somente em torno de 4000 a.C. surgiram as primeiras aldeias;
e) as aldeias aglomeram grande número de pessoas em diversas atividades.

4 – Com o surgimento das grandes civilizações da História um grande número de aldeias foi desaparecendo. Isso quer dizer que
a) no nosso mundo globalizado não existem mais comunidades de aldeias;
b) no Brasil não existem mais aldeias indígenas;
c) apesar da grande violência a que os índios foram submetidos, não se pode dizer que eles desapareceram;
d) ainda sobrevivem no território brasileiro cerca de 30 etnias indígenas;
e) espalhados por todo o Brasil os índios mantêm uma cultura única.

5 – Superar o racismo é condição para podermos viver melhor uns com os outros. Sobre a questão do racismo no Brasil e no mundo podemos afirmar:
I – O racismo é um tipo de preconceito bem presente em nosso país;
II – A surpresa com a eleição de Barack Obama para presidente dos EUA é por que lá não existe racismo;
III – Muitos brasileiros ainda desconhecem nosso passado africano;
IV – Geralmente as pessoas relacionam a África a coisas boas.
São corretas as sentenças:
a) I e II;
b) I e III;
c) II e III;
d) II e IV;
e) I e IV.

6 – A cada dia aumentam o número de pessoas que migram no mundo. Sobre este assunto podemos afirmar corretamente:
a) nas antigas sociedades, a maioria das pessoas viviam e morriam no mesmo lugar onde nasceram;
b) nos anos de 1920, com o desenvolvimento do capitalismo, as migrações diminuíram;
c) a sede de lucro que move nossas sociedades tem prejudicado as migrações;
d) no último século, grande número de brasileiros foi morar na Itália e Japão;
e) pela primeira vez na história, hoje, o número de norte-americanos e europeus que trocaram seus países pelo Brasil aumentou.

7 – Comente sobre a atual situação dos índios brasileiros.
8 – Cite exemplos de contribuições da cultura africana para a cultura brasileira.

9 – Qual dos itens abaixo não provoca migrações:
a) problemas climáticos;
b) falta de emprego;
c) turismo;
d) guerras;
e) fome.

10 – Faça a relação correta da primeira coluna com a segunda:
Períodos da História Ocidental:
(a) PRÉ-HISTÓRIA
(b) IDADE ANTIGA
(c) IDADE MÉDIA
(d) IDADE MODERNA
(e) IDADE CONTEMPOR
Eventos:
( ) Início dos contatos entre portugueses e ameríndios (1500 d.C.);
( ) Início da colonização do Ceará (1603 d.C.);
( ) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918);
( ) O nascimento de Jesus Cristo (ano 0).

A relação correta é
a)a, b, c, d;
b)d, d, e, b;
c)d, d, e, c;
d)a, b, b, c;
e)a, b, e, d.

11 - O anacronismo acontece:
a)quando alguém informa as horas incorretamente;
b)quando alguém localiza geograficamente com erro;
c)quando não existe data correta para um fato;
d)quando temos um erro de datação;
e)quando os fatos históricos são semelhantes.

12 – Leia os textos abaixo:
Texto 01:
“Quatro luas tinham alumiado o céu depois que Iracema deixara os campos do Ipu, e três depois que ela habitava nas praias do mar à cabana de seu esposo”. (ALENCAR, José de. Iracema)
Texto 02:
“Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, em tempos do rei Herodes, eis que uns Magos vieram do Oriente a Jerusalém...” (Bíblia Sagrada, Evangelho de Mateus, cap 2 e versículo1)
Quais os referenciais utilizados nos dois textos para se medir o tempo?

a)o relógio mecânico e a natureza;
b)a natureza e o relógio solar;
c)o relógio lunar e o reinado de Herodes;
d)a lua e o a estrela de Belém;
e)a natureza e o reinado de Herodes.

13 - Defina: registro histórico.
14 - Cite duas características da literatura de cordel.
15 - Cite as características temporais dos eventos de curta, média e longa durações.
16 - Qual a divisão tradicional da história ocidental e do Brasil?
17 - Leia os textos abaixo:
Texto 01:
“Quatro luas tinham alumiado o céu depois que Iracema deixara os campos do Ipu, e três depois que ela habitava nas praias do mar à cabana de seu esposo”. (ALENCAR, José de. Iracema)
Texto 02:
“Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, em tempos do rei Herodes, eis que uns Magos vieram do Oriente a Jerusalém...” (Bíblia Sagrada, Evangelho de Mateus, cap 2 e versículo1)
Responda: Quais os referenciais utilizados nos dois textos para se medir o tempo?
18 - Diga quem são os profetas da chuva.
19 - Defina anacronismo. Cite um exemplo.
20 - Quais as características do tempo histórico de curta, média e longa durações.
21 - Escreva um exemplo de acontecimento ou período histórico de
a.Curta duração
b.Média duração
c.Longa duração
22 - Escreva, em ordem cronológica, os períodos da história ocidental.
23 - Escreva, em ordem cronológica, os períodos da história do Brasil..
24. Observe a imagem abaixo do deus egípcio Nun.

(Pessa por e-mail esta questão.Não foi possível editar a imagem)


Os símbolos que estão a volta da imagem da divindade podem ser melhor considerados como uma
a)representação de animais sagrados.
b)forma de escrita egípcia antiga.
c)decoração do ambiente.
d)insígnia astronômica.
e)grafitagem antiga.

25 - O texto abaixo deverá ser usado para responder os itens de 1 a 3.

Pedagogia do Oprimido

"Há uma quase enfermidade da narração. A tônica da educação é preponderantemente esta – narrar, sempre narrar.
Falar da realidade como algo parado, estático, compartimentado e bem-comportado, quando não falar ou dissertar sobre algo completamente alheio à experiência existencial dos educandos vem sendo, realmente, a suprema inquietação desta educação. A sua irrefreada ânsia. Nela, o educador aparece como seu indiscutível agente, como o seu real sujeito, cuja tarefa indeclinável é ‘encher’ os educandos dos conteúdos de sua narração. Conteúdos que são retalhos da realidade desconectados da totalidade em que se engendram e em cuja visão ganhariam significação. A palavra, nestas dissertações, se esvazia da dimensão concreta que devia ter ou se transforma em palavra oca, em verbosidade alienada e alienante. Daí que seja mais som que significação e, assim, melhor seria não dizê-la.
Por isto mesmo é que uma das características desta educação dissertadora é a ‘sonoridade’ da palavra e não sua força transformadora. Quatro vezes quatro, dezesseis; Pará, capital Belém, que o educando fixa, memoriza, repete, sem perceber o que realmente significa quatro vezes quatro. O que verdadeiramente significa capital, na afirmação, Pará, capital Belém. Belém para o Pará e Pará para o Brasil.”

(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1993, pág. 57)

01. No texto acima Paulo Freire caracteriza
a)uma educação que coloca o educando como agente mais importante.
b)uma prática educacional conectada com a totalidade da realidade.
c)uma forma de educar que valoriza a experiência dos educandos.
d)uma maneira de educar que aprecia a memorização.
e)uma realidade educacional transformadora.

02. O termo “alienada”, na linha 11, tem significado semelhante ao da palavra
a)compartimentado (linha 03)
b)irrefreada (linha 06)
c)indeclinável (linha 07)
d)desconectados (linha 09)
e)dissertadora (linha 14)

03. “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1993, pág. 57)
Considerando mais este fragmento da obra e relacionando-o ao texto anterior, podemos concluir que o autor
a)percebe as experiências dos educandos pouco importantes para seu aprendizado.
b)aprecia a troca de experiências entre os educadores e os educandos.
c)vê o educando como elemento mais importante do que o educador.
d)considera as experiências dos educadores de pouco valor no ensino.
e)valoriza mais o educador do que o educando.

26 - Observe as imagens abaixo.

(Pessa por e-mail esta questão.Não foi possível editar a imagem.)



Agora escreva sobre o significado dessa soma.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

27 - Explique o que é o analfabetismo funcional.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

28 - Escreva uma frase com as palavras abaixo de modo que tenha coerência com o conteúdo estudado nas aulas 03 e 04, cujo tema é “Ler é praticar a liberdade”.
PAULO FREIRE - MÉTODO - ANALFABETOS - MUNDO
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

29 - Cite cinco exemplos de registros históricos.
1. __________________________ 2. ____________________. 3. __________________
4. __________________________ 5. ____________________

30 - Complete o cordel abaixo e cite duas características desse tipo de literatura.
Características: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Analfabetismo no Brasil
(Luiz Moreira)


Há cem anos o Brasil
Era pais de ____________________,
Muita gente, mais de mil,
Vivia sem ter sucesso,
Impedido nosso país
De ter grande ___________________.

Poucas escolas existiam
Pra ensinar o povo a ler;
Assim muitos __________________
Sem saber até escrever,
Com pouco ____________________
Pra poder melhor viver.


31) Complete corretamente as afirmativas abaixo:
a) De acordo com as aulas 1 e 2 do Primeiro Aprender, por volta de 4000 a.C. alguns povos orientais faziam registros em__________________________________________________

b) Os primeiros registros humanos escritos eram em forma de ________________ e não de letras como as utilizadas por nós hoje.

c) A invenção da escrita gerou os _______________.

d) A escrita tornou-se um privilégio, surgindo uma divisão social: o trabalho _______________ e o trabalho _________________.

32) Quem são os historiadores e como eles trabalham com os registros históricos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

33) Complete o cordel abaixo usando a lógica do tema e observando as características do mesmo.


A Literatura de Cordel
(Luiz Moreira)
Trazido da _____________
Por um povo inteligente,
Contava muita história
Criada pela mente,
Movida pela memória
E pela idéia de muita __________.

De literatura é chamada,
Traz temas emocionantes,
Em cordões _______________,
Vendida aos montes,
Você a encontra na praça
E até em restaurante.

É famosa no ________________
Entre os cantadores,
No sertão do agreste
Conta até sobre dores,
De homens cabras da peste
E de seus temores.


34) Explique por que as alternativas abaixo estão incorretas: (1,0 ponto)
a) Para sobreviver, hoje, os seres humanos lêem mais o tempo da natureza.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Todas as sociedades usam o mesmo instrumento para medir a passagem do tempo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

35) Qual a principal mensagem que o trecho abaixo do cordel O Profeta Popular nos transmite? (2,0 pontos)
Sabemos que a Funceme
Usa a tecnologia
Com aparelhos modernos
Da metereologia
O profeta usa a tese
Que aprendeu no dia-a-dia...

36) O que é um anacronismo? Exemplifique. (2,0 pontos)

4) Escreva se os eventos abaixo são de curta, média ou longa durações. (1,0 ponto)
a) O ataque as torres gêmeas (11/09/01) _________________
b) O período da Idade Média (476 d.C. à 1456 d.C) _________________
c) O seu tempo de vida _________________
d) As transformações nas culturas e religiões _________________

37) Complete as frases: (2,0 pontos)
a) A maneira mais consagrada de se estudar a História é dividi-la em ________________,
História _________________, História _______________, História _________________ e
História __________________.

b) A História do Brasil também possui uma divisão de tempo consagrada:
Período ___________________, Período _________________ e Período _______________.

38) Localize na linha do tempo abaixo os eventos a seguir. (2,0 pontos)

PRÉ-HISTÓRIA IDADE ANTIGA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA IDADE CONTEMPOR
[______________][_____________][_____________][_____a_____][______________...

Exemplo: a) Início dos contatos entre portugueses e ameríndios (1500 d.C.)
b) Início da colonização do Ceará (1603 d.C.)
c) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
d) O nascimento de Jesus Cristo (ano 0)
e) A fundação de Roma (753 a.C.)

40 - Em relação a vida em sociedade podemos afirmar corretamente que:
a)A história de Robinson Crusoé trata sobre a valorização da vida solitária;
b)Compreender a vida em sociedade é o principal objetivo da História;
c)Uma sociedade é formada por pessoas iguais;
d)Na verdadeira sociedade não existem diferenças entre homens e mulheres;
e)É possível vivermos isoladamente.

41- “A globalização também tem ampliado contradições, espalhando destruição da natureza, desemprego e guerras entre os povos. Todos nós que vivemos neste mundo temos uma parte de responsabilidade com tudo isso”. Por que nós temos uma parte de responsabilidade com tudo isso?
a)Pois somos todos culpados pelos problemas que a globalização causa;
b)Pois a globalização só afeta a vida de pessoas pobres;
c)Pois a globalização é o resultado da união dos povos do mundo inteiro;
d)Porque muita coisa que acontece de errado no mundo globalizado depende da nossa aceitação e forma de pensar como, por exemplo, somos responsáveis por preservar a natureza a nossa volta;
e)Pois o sistema globalizado não tem nada de positivo e não devemos aceitar isso.

42- Sobre a diferença entre uma sociedade simples, como uma aldeia, e uma sociedade complexa, como uma grande civilização podemos afirmar corretamente que:
a)Aldeias são comunidades de pequena população que na maioria das vezes vivem do trabalho industrial e as civilizações do trabalho agrícola;
b)A civilização é uma organização pequena formada por três aldeias;
c)Uma civilização é formada por uma grande aldeia;
d)Uma civilização é uma sociedade simples como uma aldeia.
e)Aldeias são comunidades de pequena população que na maioria das vezes vivem do trabalho agrícola e as civilizações de atividades diversas.

43 - “O tempo não é só a distância entre dois momentos. Também depende...”:
(Primeiro Aprender, pg. 80)
a)do relógio que o mede.
b)de acontecimentos históricos ocorridos em tempos bem distantes.
c)da participação dos sujeitos históricos.
d)de como sentimos e observamos sua passagem.
e)dos movimentos dos astros.

44 - Assinale a opção que apresenta a ordem correta de respostas, sendo (v) as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
I – Não é importante, no estudo da história, preocuparmo-nos com as diferentes durações do tempo.
II – As durações do tempo são: curta e média durações, somente.
III – As pessoas podem ter referências diferentes para medir o tempo.
IV – Todas as sociedades usam o mesmo instrumento para medir a passagem do tempo.
a)F, F, V, F;
b)F, F, V, V;
c)F, V, V, F;
d)V, F, V, F;
e)V, V, V, F.

45)Sobre as conseqüências da invenção da escrita é correto afirmar:
a) Com a escrita, os homens antigos puderam se organizar melhor, formando civilizações.
b) A invenção da escrita foi a segunda maior conquista da humanidade, depois da criação do arco e flecha.
c) O surgimento do analfabetismo não está relacionada a invenção da escrita.
d) Com a invenção da escrita houve uma maior participação do povo no poder.
e) A escrita foi inventada com o objetivo de dominar as pessoas.

46)Sobre as características de um registro histórico é correto afirmar:
a) Pode ser encontrado em qualquer parte da natureza.
b) Não necessita ser feito pelo homem.
c) É tudo aquilo que nos permite saber algo sobre qualquer coisa.
d) É tudo aquilo que nos transporta ao passado de sociedades antigas.
e) Está relacionado somente a materiais escritos.

47)Marque a alternativa que não é uma característica da literatura de cordel.
a) É um registro histórico;
b) Também utiliza temas da história.
c) Foi trazido para o Brasil da África.
d) Seus versos são rimados.
e) Não podemos acreditar em tudo que está escrito nos cordéis.

48)A ordem correta da maneira tradicional de se dividir a História Ocidental é:
a) História Antiga, Pré-história, História Moderna, História Contemporânea.
b) Pré-história, História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea.
c) Pré-história, História Antiga, História Medieval, História Moderna e Período Pós-Moderno.
d) Pré-história, Período Colonial, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea.
e) Período Colonial, Período Monárquico e Período Republicano.

49)Qual dos eventos ou períodos abaixo não é de longa duração?
a) A Pré-história.
b)A Primeira Guerra Mundial
c)O Período Colonial Brasileiro
d)As mudanças de padrões ou costumes entre os católicos.
e)As mudanças na cultura milenar chinesa.

50) Qual dos eventos abaixo não está relacionado corretamente ao seu respectivo período histórico?
a)Início dos contatos entre portugueses e ameríndios (1500 d.C.) – Idade Moderna.
b)Início da colonização do Ceará (1603 d.C.) – Idade Moderna.
c)A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) – Idade Contemporânea.
d)O nascimento de Jesus Cristo (ano 0) – Idade Medieval.
e)A fundação de Roma (753 a.C.) – Idade Antiga.

51)O anacronismo acontece:
a)quando alguém informa as horas incorretamente;
b)quando alguém localiza geograficamente com erro;
c)quando não existe data correta para um fato;
d)quando temos um erro de datação;
e)quando os fatos históricos são semelhantes.

52) “O tempo não é só a distância entre dois momentos. Também depende...”:
(Primeiro Aprender, pg. 80)
a)do relógio que o mede.
b)de acontecimentos históricos ocorridos em tempos bem distantes.
c)da participação dos sujeitos históricos.
d)de como sentimos e observamos sua passagem.
e)dos movimentos dos astros.

53)Assinale a opção que apresenta a ordem correta de respostas, sendo (v) as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
I – Não é importante, no estudo da história, preocuparmo-nos com as diferentes durações do tempo.
II – As durações do tempo são: curta e média durações, somente
III – As pessoas podem ter referências diferentes para medir o tempo.
IV – Todas as sociedades usam o mesmo instrumento para medir a passagem do tempo.
a)F, F, V, F;
b)F, F, V, V;
c)F, V, V, F;
d)V, F, V, F;
e)V, V, V, F.

54 - Tanto a memória quanto a História são formas de entendermos o passado. (...) Mas será que História e memória significam a mesma coisa? Eis ai uma questão complicada porque são duas dimensões que estão em constante diálogo. Na verdade, as memórias podem servir de base ao estudo da História. Da mesma forma, podemos dizer que a história também produz memórias.
(Primeiro, aprender! Língua Portuguesa, História, Filosofia, Arte, Sociologia, Educação Física, Língua Espanhola, Língua Inglesa. Caderno do Aluno e da Aluna, vol 03. Fortaleza: SEDUC, 2009, p.94)
Segundo o fragmento acima
a)a História se utiliza da memória como fonte.
b)a História e a memória são a mesma coisa.
c)a memória e a História são contraditórias.
d)a memória existe sem a história.
e)a memória produz história.

55 - Contudo, não é só individualmente que construímos nossas memórias. A vida social também interfere na forma de termos nossas recordações. Enfrentar uma enchente, uma seca, uma guerra ou o desemprego são situações que interferem na maneira como os indivíduos recordam.
(Primeiro, aprender! Língua Portuguesa, História, Filosofia, Arte, Sociologia, Educação Física, Língua Espanhola, Língua Inglesa. Caderno do Aluno e da Aluna, vol 03. Fortaleza: SEDUC, 2009, p.92)

Pode-se concluir pelo fragmento que
a)as memórias do indivíduo são mudadas pelos fatores sociais.
b)as memórias individuais são diferentes das sociais.
c)as memórias podem ser: individuais e coletivas.
d)as calamidades são apagadas da memória.
e)as recordações coletivas são traumáticas.

56 – O patrimônio histórico é o conjunto de edifícios, obras de arte, documentos, monumentos, fotos e outros objetos pertencentes a um lugar. Ou seja, são coisas que têm um valor histórico ou sentimental para os habitantes de uma região, pois se referem às origens e à forma que escolhemos para sermos lembrados.
(Primeiro, aprender! Língua Portuguesa, História, Filosofia, Arte, Sociologia, Educação Física, Língua Espanhola, Língua Inglesa. Caderno do Aluno e da Aluna, vol 03. Fortaleza: SEDUC, 2009, p.98)
A partir da definição acima, deduz-se que é exemplo de patrimônio histórico material
a)o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
b)o conjunto de pinturas rupestres da Serra da Capivara (PI).
c)o Patativa do Assaré.
d)a Floresta Amazônica.
e)a cultura indígena.

57 – Uma onda de boatos sobre a Estação Ferroviária de Parangaba assustou algumas pessoas. Segundo tais boatos, o Metrofor iria demolir a estação, o que prejudicaria o patrimônio histórico-cultural para alguns. “No projeto original do metrô, a demolição da estação estava prevista”, afirmou Rômulo Fortes, diretor-presidente do Metrofor....”A estação é de 1941, apesar da comunidade dizer que ela é mais antiga, não podíamos fazer planos com base na possibilidade de um dia algum governante querer tombar algum prédio”.
(Jornal O Povo, 19/01/2008. In: Primeiro, aprender! .... Caderno do Aluno e da Aluna, vol 03. Fortaleza: SEDUC, 2009, p. 95)
O melhor significado da palavra “tombar”, na última linha do fragmento, é
a)demolir.
b)derrubar.
c)inclinar.
d)registrar.
e)virar.
58 – O Patrimônio Cultural Imaterial do Ceará é muito rico. É importante para todos nós reconhecê-lo, pois dessa maneira ficamos sabendo como é o nosso jeito peculiar de criar, cantar, dançar, trabalhar.
(Primeiro, aprender! .... Caderno do Aluno e da Aluna, vol 03. Fortaleza: SEDUC, 2009, p. 104)
A partir do texto deduz-se que é exemplo de patrimônio imaterial
a)a Igreja do Rosário.
b)a Pedra da Galinha Choca.
c)o Teatro José de Alencar.
d)o Maracatu cearense.
e)o rio Cocó.

59 – A cada dia a educação patrimonial ganha relevância em nossa sociedade, como forma de favorecer a consciência de preservar, valorizando o jeito de ser de cada grupo.
(Primeiro, aprender! .... Caderno do Aluno e da Aluna, vol 03. Fortaleza: SEDUC, 2009, p. 102)
O termo “relevância” poderia ser substituído, sem prejuízo para o sentido da oração, por
a)adeptos.
b)apoio.
c)espaço.
d)importância.
e)recursos.

60 – A História não se preocupa apenas em estudar a sociedade humana como um coletivo. Também ficamos sabendo muita coisa do passado prestando atenção para alguns exemplos de indivíduos que marcaram nosso passado.
(Primeiro, aprender! .... Caderno do Aluno e da Aluna, vol 03. Fortaleza: SEDUC, 2009, p. 112)
O tipo de fonte que trata mais sobre a história individual que coletiva é
a)a arte plástica.
b)a biografia.
c)a escultura.
d)o filme.
e)o registros oral.

61 – Wagner tem 18 anos. Curte hip hop e é artista, faz grafite. Desde que entrou na faculdade, tem muitas dificuldades. Mora longe do ponto de ônibus. Está trabalhando, mas gasta todo o seu dinheiro com as passagens. Não tem grana pra pagar o almoço na faculdade; são R$ 4,75! As cópias são muito caras e os livros um pouco mais que o dobro do seu salário. Entrou na faculdade por milagre, no dizer de sua mãe. Na real, ele sabe que não tem nada de milagre. Entrou porque estudou muito e conseguiu bolsa integral.
(Mundo Jovem, um jornal de idéias. Abril/09, p.14)

A partir do texto, pode-se concluir que Wagner é um jovem
a)confiante.
b)deprimido.
c)esbanjador.
d)negativista.
e)religioso.

Leia o fragmento abaixo e responda as questões 62 e 63.
“As manifestações estudantis, apesar de reprimidas, reproduziram-se em todo o país... A clandestina UNE convocou uma greve nacional e elegeu 22 de setembro como ‘Dia Nacional de Luta Contra a Ditadura’, organizando passeatas e protestos no Brasil inteiro...”
(ANASTASIA, Carla e RIBEIRO, Vanise. Encontros com a História. Curitiba: Positivo, 2006, p. 190)
62 - A reação dos estudantes da UNE contra a Ditadura demonstra que eles
a)eram alienados.
b)eram rebeldes.
c)eram repressores.
d)tinham atitude.
e)tinham liberdade.

63 – A partir do contexto usado, o termo ”clandestina”, usada no texto para designar a situação da UNE, significa
a)intolerante
b)oculta
c)organizada
d)perseguida
e)subterrânea

Sem comentários:

Enviar um comentário