segunda-feira, 5 de abril de 2010

QUESTÕES DE SOCIOLOGIA

1. Leia o texto abaixo e marque o item correto

“Em setembro de 1799 um menino de cerca de 12 anos foi encontrado perto da floresta de Aveyron, sul da França. Estava sozinho, sem roupa, andava de quatro e não falava uma palavra. Aparentemente fora abandonado pelos pais e cresceu sozinho na floresta. O menino, a quem lhe deram o nome de Victor, foi levado para Paris, onde ficou aos cuidados do médico Jean-Marc-Gaspar Itard. Durante cinco anos o Dr. Itard dedicou-se a ensinar Victor a falar, a ler e a se comportar como um ser humano, mas seus esforços foram em vão. Pouco progresso foi conseguido durante esse tempo. Victor nunca falou e aprendeu a ler somente uma palavra (leite). Não era mais o menino selvagem de quando fora encontrado, mas, também, não se tornou humano.”

A mensagem principal que o texto acima nos deixa é que
a)A psicologia não é capaz de resolver casos como o menino de Aveyron.
b)O abandono de crianças pelos pais no início de suas vidas causa problemas psicológicos irreparáveis.
c)O homem nasceu para viver em sociedade, ou seja, para viver com outros seres humanos e caso isso não aconteça terá o seu desenvolvimento psicosocial afetado.
d)O ser humano é capaz de viver sem se comunicar com seus semelhantes.
e)Somente pessoas que sabem ler e falar corretamente é que podem ser consideradas como humanas.

2. A Sociologia estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade etc. Qual dos temas abaixo estaria mais relacionado ao interesse da Sociologia?
a)a política salarial do Governo Inglês.
b)a produtividade da Fábrica Fortaleza.
c)o crescimento do número de pobres no Brasil.
d)os mecanismos eleitorais dos EUA.
e)os ritos de iniciação dos jovens africanos.

3. A economia tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Portanto, é fenômeno estudado pela economia a
a)a distribuição da renda na Argentina.
b)a ditadura militar no Brasil.
c)o surgimento de religiões orientais.
d)os mecanismos eleitorais dos EUA.
e)os tipos de organizações familiar da China.

4. A Antropologia estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, a Antropologia ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. É objeto de estudo da Antropologia

a)a política salarial do Governo Inglês
b)os mecanismos eleitorais dos EUA.
c)os partidos políticos do México.
d)A divisão de classes sociais na Índia.
e)os tipos de organizações familiares dos povos árabes.

5. A Ciência Política ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo. É a Ciência Política que estuda

a)a produtividade da Fábrica Fortaleza.
b)o crescimento do número de pobres no Paraguai.
c)o crescimento do PIB peruano.
d)os partidos políticos brasileiros.
e)os ritos de iniciação dos jovens africanos.

6 - Julgue as alternativas verdadeira (V) ou falsa (F). Corrigindo as falsas. Somente as alternativas corrigidas serão aceitas.
( )Em geral as pessoas atribuem a responsabilidade política instituições como ONG’s.
( )O poder não se restringe à organização do Estado, está presente em todas as relações sociais.
( )Força consiste num conjunto de relações de poder que indivíduos ou grupos sociais estabelecem entre si a partir de sua situação na sociedade.
( )O exercício do poder na sociedade se realiza através de instituições políticas e sociais e pelo exercício do voto.

7 – Responda:
a) Explique porque as decisões políticas e a vida dos indivíduos na sociedade estão relacionadas.
b) Como podemos explicar a passividade de grande número de pessoas diante dos desmandos políticos?
c) Explique porque a omissão política é uma forma de participação.

8- RELACIONE AS MATERIAS DOS JORNAIS “O POVO” E “DIÁRIO DO NORDESTE” DE 13/05/10 A CIÊNCIA SOCIAL QUE MAIS SE ADEQUA AO ESTUDO DO ASSUNTO ESPECIFICADO.
(S) Sociologia (A) Antropologia
(E) Economia (CP) Ciência Política

a) ( ) Olympia: documentário e orgia dos sentidos. Considerado um dos maiores filmes do século XX, o documentário sobre as Olimpíadas de Berlim de 1936 revolucionou a forma de transmitir eventos esportivos. Mas o fato de ter sido financiado pelo regime nazista alemão fez com que a crítica avaliasse tais imagens, a despeito da inegável beleza, com uma atitude de cautela e desconforto.

b) ( ) Como se não Houvesse Amanhã. A morte de Renato Russo, em 1996, pôs fim à banda "Legião Urbana", mas ela continua presente em milhares de pessoas. Então, não é surpresa que suas canções também sirvam de inspiração para muitos artistas, inclusive escritores. Esse livro de contos traz vinte histórias inspiradas em músicas da Legião Urbana, cada uma de um autor diferente. A exemplo das músicas, os contos tratam de temas universais como o amor, a perda, a revolta, a indignação e a morte.

c) ( ) Movimento de cargas cresce 25%.O volume total movimentado pelo terminal do Mucuripe, nos primeiros quatro meses do ano, representa incremento de 25,76%, sobre a movimentação registrada no mesmo período do ano passado, quando anotou movimentação de 1,07 milhão de toneladas de cargas.

d) ( ) Ritual antecede corte do pau da bandeira. Barbalha. Cortado ontem o pau da bandeira da Festa de Santo Antônio de Barbalha. É um jatobá com 137 centímetros de diâmetro e mais de 20 metros de comprimento. A árvore, considerada mística pelos índios, foi retirada do Sítio Flores, a 10 quilômetros de Barbalha, no sopé da Serra do Araripe, ao lado de duas nascentes de água perene. A festa será aberta oficialmente no dia 30 com o carregamento do pau até a Igreja Matriz, onde ele será erguido com a bandeira de Santo Antônio, padroeiro da cidade.

e) ( ) Caravana da TV Diário em Redenção. Fortaleza. Mais um município cearense recebe, hoje, a Caravana da TV Diário. A cidade de Redenção, no Maciço de Baturité, vai ter uma programação especial com a visita de apresentadores de programas locais da TV cearense. O encontro acontece na Praça da Matriz.

f) ( ) Família sofre com falta de assistência médica.O velho ditado "boas cercas fazem bons vizinhos" não se aplica à Avenida H, no Conjunto Ceará. Lá, vive uma família de sete pessoas, em situação de miséria, doença, sofrimento moral e total descaso. Na mesma casa, rodeada por lama, gatos, cachorros, patos e muito lixo, convivem idosos, adultos e uma criança de 11 anos, maculados por esquizofrenia, câncer, surdez-mudez e cegueira.

g) ( ) 4 projetos passam por terras indígenas no CE. Investimentos previstos para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), como a refinaria e a siderúrgica; o gasoduto da Petrobras; a duplicação das rodovias BRs e a Transnordestina são exemplos de empreendimentos no Ceará que têm gerado polêmica por envolverem áreas indígenas.

h) ( ) Matemática. Muitos estudantes prendem a respiração ou ficam de cara amarrada só de ouvir falar nesse nome. Para a maioria, Matemática é coisa de "nerd", de gente que consegue dar conta de decorar várias fórmulas e procedimentos abstratos.

i) ( ) Azaração na academia. A coluna dessa semana, juntamente com os Bolinhas, dão algumas dicas de como azarar uma gatinha na academia. Confiram!

j) ( ) Jovem morto após sair da DP. Quatro horas e oito minutos. Este foi o tempo de vida que teve um jovem após deixar uma delegacia de Polícia onde um comparsa está preso. Depois de ser detido pela Polícia Militar e prestar depoimento como testemunha de um flagrante, Cassiano Sousa da Silva, de apenas 19 anos, foi fuzilado sumariamente num misto de ´queima de arquivo´ e vingança.

9 - RELACIONE AS MATERIAS DE JORNAL A CIÊNCIA SOCIAL QUE MAIS SE ADEQUARIA AO ESTUDO DO ASSUNTO ESPECIFICADO.
(S) Sociologia (A) Antropologia
(E) Economia (CP) Ciência Política

a) ( ) Representação de petista gera discussão. O deputado Fernando Hugo (PSDB) reclamou ontem, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, da decisão do deputado Artur Bruno (PT) de ter entrado com uma representação contra o tucano junto à Mesa Diretora da Casa. O petista pede que a Mesa se posicione sobre o fato de Hugo ter utilizado uma gravação com a voz de Artur Bruno durante a sessão.

b) ( ) Vida de playboy. Todo playboy que se preze tem várias camisas polo estampando a marca Tommy, só anda no Mucuripe e agarra as patricinhas mais badaladas da cidade. Nesta coluna, vamos tentar descobrir porque essa tribo tem tanto apreço por essas coisas.

c) ( ) A Solidão é Espaçosa. Nesse livro de contos, a escritora nos conduz em direção a determinadas coisas que se perderam no tempo, mas que se encontram sempre presente em nós, como uma cicatriz. O tempo passado é, pois, o elemento recorrente nas narrativas.

d) ( ) 4 projetos passam por terras indígenas no CE. Investimentos previstos para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), como a refinaria e a siderúrgica; o gasoduto da Petrobras; a duplicação das rodovias BRs e a Transnordestina são exemplos de empreendimentos no Ceará que têm gerado polêmica por envolverem áreas indígenas.

e) ( ) Jovem morto após sair da DP. Quatro horas e oito minutos.Este foi o tempo de vida que teve um jovem após deixar uma delegacia de Polícia onde um comparsa está preso. Depois de ser detido pela Polícia Militar e prestar depoimento como testemunha de um flagrante, Cassiano Sousa da Silva, de apenas 19 anos, foi fuzilado sumariamente num misto de ´queima de arquivo´ e vingança.


f) ( ) Salmito reitera apoio a Eunício. O presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho (PT), fez ontem um pronunciamento na tribuna da Casa onde, em tom de harmonia, defendeu a candidatura do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) para o Senado Federal. Embora seja petista e também apoie o nome do deputado federal José Pimentel (PT) para o Senado, Salmito não se intimidou ao revelar a aproximação que vem cultivando com Eunício.

g) ( ) Lula está 'acima do bem e do mal', diz José Serra. Descontraído, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República José Serra, cantou trecho de um bolero famoso na voz de Dolores Durán no programa "Super Manhã" de Geraldo Freire na Rádio Jornal, do Recife. "Eu desconfio que o nosso caso está na hora de acabar", cantou ele sem desafinar. Serra não aceitou entrar em nenhuma polêmica durante a entrevista, especialmente que envolvesse o nome do presidente Lula. "O Lula está acima do bem e do mal", afirmou ao ser indagado sobre quem é mais de esquerda se ele ou o presidente.

h) ( ) Matemática. Muitos estudantes prendem a respiração ou ficam de cara amarrada só de ouvir falar nesse nome. Para a maioria, Matemática é coisa de "nerd", de gente que consegue dar conta de decorar várias fórmulas e procedimentos abstratos.

i) ( ) Distribuidoras de energia vão ressarcir cliente. Brasília As empresas de energia podem ter que pagar cerca de R$ 270 milhões aos consumidores neste ano, abatendo diretamente nas contas dos clientes residenciais as compensações relativas à má qualidade do fornecimento. Essa determinação é válida desde 1º de janeiro e os primeiros abatimentos começaram a ser feitos nas faturas de abril. As novas regras são mais rígidas que as anteriores: até o ano passado, a concessionária não era punida caso um consumidor ficasse até 20 horas sem energia durante um mês.

j) ( ) Presidente do TSE pede mais coerência em coligações. Em freio à "poligamia eleitoral", o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) restringiu a formação de alianças aleatórias nos Estados. O presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que as coligações feitas na campanha deste ano terão de ser mais coerentes. Uma decisão unânime tomada na noite da última terça-feira (11) pelo TSE impede que vários partidos se coliguem para governador, mas fiquem separados na disputa pelo Senado.

QUESTÕES DO PRIMEIRO APRENDER

Leia todas as aulas da 13 a 18 (volume 3)e responda as questões de 1 a 5.

1) Comente a afirmativa “Podemos dizer que nas sociedades de mercado quem trabalha mais ganha melhor”.
2) Comente a afirmativa “Nas sociedades capitalistas um indivíduo tem o direito ou a liberdade formal de mudar seu papel social”.
3) Em que ponto nós podemos dizer que nos capitalismo somos iguais?

4) De que forma o sistema capitalista inclui a diversidade e a diferença no mercado?

5) Comente sobre como o Estado contribui para a inclusão social da diversidade e da diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário