segunda-feira, 5 de abril de 2010

QUESTÕES DE FILOSOFIA

A FILOSOFIA: ORIGENS E CARACTERÍSTICAS

Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais.
A filosofia surgiu nos séculos VII-VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Começa por ser uma interpretação dessacralizada dos mitos cosmogônicos difundidos pelas religiões do tempo. Não apenas de mitos gregos, mas dos mitos de todas as religiões que influenciavam a Ásia menor. Os mitos foram, segundo Platão e Aristóteles, a matéria inicial de reflexão dos filósofos. Eles tornaram-se num campo comum da religião e da filosofia, revelando que a pretensa separação entre esses dois modos do homem interpretar a realidade não é tão nítida como aparentemente se julga.
Modernamente é a disciplina, ou a área de estudos, que envolve a investigação, a argumentação, a análise, discussão, formação e reflexão das ideias sobre o mundo, o Homem e o ser. Originou-se da inquietude gerada pela curiosidade em compreender e questionar os valores e as interpretações aceitas sobre a realidade dadas pelo senso comum e pela tradição.
As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Essas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana. A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto a ampliação quanto o questionamento de tais conhecimentos.
Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências". Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão (lógica), demonstração e verdade.
(FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia)

A partir da leitura do texto acima e das conclusões que podemos tirar sobre o mesmo, responda as questões abaixo marcando somente um único item para cada uma
.
1. A Filosofia pretende superar:
a)a ciência;
b)a crítica;
c)a mitologia;
d)a reflexão;
e)a verdade.

2. A Filosofia é “a mãe de todas as ciências”
a)e por isso é um conhecimento acessível somente a cientistas;
b)embora as ciências não tenham relação direta com a lógica;
c)pois se preocupa em estudar somente a matéria (o mundo físico);
d)pois todas as ciências são fruto de inquietações sobre a realidade, uma característica típica do filosofar;
e)por isso defende a ética e a moral.

3. A Filosofia é um conhecimento acessível a:
a)pessoas religiosas;
b)qualquer pessoa;
c)ricos e poderosos;
d)somente a filósofos.
e)universitários.

4. A origem da Filosofia está relacionada a:
a)aceitação da realidade tal como ela aparenta ser;
b)aceitação de explicações mitológicas para a realidade;
c)experiências científicas em laboratórios modernos;
d)inquietação de pensadores diante da realidade;
e)origem da religião grega.

5. A Filosofia rejeita a:
a)análise;
b)argumentação;
c)discussão;
d)investigação;
e)irracionalidade.

6. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso corrigindo as falsas:
a)( )O termo FILOSOFIA foi uma criação de Pitágoras de Samos e significa “amor a sabedoria”.
b)( )A Filosofia é uma história religiosa, sobrenatural, aceita sem questionamento;
c)( )Os elementos que compõem o conhecimento são: dedução e indução;
d)( )Conhecimento lógico ou intelectual é aquele que vai além dos nossos sentidos, permitindo-nos analisar, comparar, articular e unir;
e)( )Moral é um conjunto de normas, prescrições e valores que regulamentam o comportamento dos indivíduos na sociedade;
f)( )Uma ação realizada será moral ou imoral conforme esteja de acordo ou não com as normas estabelecidas;
g)( )O conceito de Ética, também chamada de filosofia moral, não tem nenhuma relação com a moral;
h)( )Atualmente, o transplante de órgãos, a fecundação artificial e a clonagem são problemas tratados dentro de uma perspectiva apenas profissional;
i)( )A moral é uma para todas as sociedades indiferente do período e que existiram;
j)( )Em relação ao conceito de liberdade podemos dizer que a mesma não existe;

RESPONDA:

8)O que quer dizer a palavra filosofia? Que sentido lhe deu Pitágoras de Samos?
9)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
10)Quais os campos de investigação da Filosofia de acordo com os períodos de sua história?
11)Quais os elementos básicos que compõem o conhecimento? Defina-os.
12)Defina: conhecimento sensorial ou empírico; conhecimento lógico ou intelectual; conhecimento de fé.
13)Defina: raciocínio indutivo e raciocínio dedutivo. Exemplifique.
14)Defina: moral e ética. Dê exemplos de ações morais e imorais.
15)Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso corrigindo as falsas:
a)( )Moral é um conjunto de normas, prescrições e valores que regulamentam o comportamento dos indivíduos na sociedade;
b)( )Uma ação realizada será moral ou imoral conforme esteja de acordo ou não com as normas estabelecidas;
c)( )O conceito de Ética, também chamada de filosofia moral, não tem nenhuma relação com a moral;
d)( )Atualmente, o transplante de órgãos, a fecundação artificial e a clonagem são problemas tratados dentro de uma perspectiva apenas profissional;
e)( )A moral é uma para todas as sociedades indiferente do período e que existiram;
f)( )Em relação ao conceito de liberdade podemos dizer que a mesma não existe;
g)( )A nossa liberdade é uma liberdade condicionada;
h)( )Por mais escravizada que uma pessoa se ache, sempre lhe sobra algum poder de escolha.
i)( )Para alguém ser responsabilizado moralmente por algo que fez é necessário que ela tenha agido inconscientemente;
j)( )Um psicótico que mata num momento de crise aguda não pode ser responsabilizado moralmente pelo que fez.

PRIMEIRO APRENDER

O texto abaixo deverá ser usado para responder os itens de 1 a 3.

Suma Teológica

Que Deus existe, pode-se provar por cinco vias. A primeira e mais evidente via é a que se deduz do movimento. É certo, e evidente aos sentidos, que neste mundo algumas coisas se movem. Mas tudo o que se move é movido por uma outra coisa; nada efetivamente se move se não estiver em potência em relação ao que se move; e nada se move a não ser que esteja em ato. Mover significa levar alguma coisa da potência ao ato.
Mas a partir da potência nada pode ser transformado em ato, a não ser pela ação de um ente qualquer, que já esteja em ato: por exemplo, o fogo, que é calor em ato, faz com que a madeira, que é calor em potência, seja calor em ato, ao mover e alterar a própria madeira.
Também não é possível que a mesma coisa esteja simultaneamente em potência e em ato no que diz respeito ao mesmo aspecto, mas somente a aspectos diferentes: o que é calor em ato não pode ser simultaneamente calor em potência, mas é simultaneamente frio em potência. Portanto, é impossível que dentro do mesmo aspecto e do mesmo modo alguma coisa mova e seja movida ou que mova a si mesma.
É preciso, portanto, que o que se move seja movido por uma outra coisa. Mas, se aquilo pelo qual é movido por sua vez se move, é preciso que este também seja movido por uma outra coisa; e esta, por uma outra. Mas não é possível proceder assim ao infinito: porque nesse caso não existiria nenhum primeiro motor e, por conseqüência, não existiria alguma coisa que movimentasse uma outra, porque os motores segundos movem somente se movidos pelo primeiro motor, como não se move o bastão, a menos que seja movido pela mão.
Logo, é necessário chegar a um primeiro motor que não é movido por mais nada: e como primeiro motor todos entendem Deus.
(AQUINO, Tomás de. Suma contra os gentios. IN: NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada de Filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005, p. 145)

1. O que se deduz do texto acima é
a)que Deus está em potência em relação ao que existe.
b)que Deus gerou todos os movimentos que existem.
c)que Deus move e é movido ao mesmo tempo.
d)que Deus é ato e potência ao mesmo tempo.
e)que Deus é movido antes de mover.

2. Para provar que Deus existe Tomás de Aquino recorre
a)a deduções lógicas.
b)a consciência.
c)a potência.
d)a natureza.
e)a fé cega.

3. Na oração “Mover significa levar alguma coisa da potência ao ato”, linhas 05 e 06, os termos potência e ato podem ser, respectivamente, substituídos por
a)capacidade e efeito
b)produto e atividade
c)matemática e ação
d)força e energia
e)poder e feito

4. Leia o fragmento abaixo.

Discurso do Método

Conhecendo que os nossos sentidos nos enganam, quis imaginar que nada existisse que correspondesse com exatidão ao que nos fazem imaginar. Como existem homens que se deixam iludir em seus raciocínios e incorrem em paralogismos, ainda quando se trata da mais elementar noção de geometria, e acreditando-me também eu tão sujeito a erros como os outros, rejeitei como sendo falsas todas as razões que anteriormente tomara por demonstrações. Por fim, tendo em conta que os mesmos pensamentos que temos quando estamos acordados podem ocorrer-nos quando dormimos, sem que exista então um só que seja verdadeiro, tomei a decisão de fingir que todas as coisas que antes me entraram na mente não eram mais reais do que as ilusões dos meus sonhos. Mas, logo depois, observei que, enquanto eu desejava considerar assim tudo como sendo falso, era obrigatório que eu, ao pensar, fosse alguma coisa. Percebi, então, que a verdade penso, logo existo era tão sólida e tão exata que sequer as mais extravagantes suposições dos céticos conseguiram abalá-la. E, assim crendo, concluí que não deveria ter escrúpulo em aceitá-la como sendo o primeiro princípio da filosofia que eu procurava.
(DESCARTES, René. Discurso sobre o Método. São Paulo: Abril Cultural, 1995, p. 65)

Infere-se do fragmento logo acima
a)que Descartes usa os sentidos para atingir suas respostas.
b)que é possível alcançarmos certezas apesar das dúvidas.
c)que o método de Descartes busca o ceticismo.
d)que a verdade é algo difícil de ser atingida.
e)que os sonhos podem ser verdadeiros.

5. “Preguiça e covardia são as razões pelas quais uma tão grande parcela da humanidade permanece na menoridade mesmo depois que a natureza a liberou da condução externa (naturaliter maiorennes); e essas são também as razões pelas quais é tão fácil para outros manterem-se como seus guardiões. É cômodo ser menor. Se tenho um livro que substitui meu entendimento, um diretor espiritual que tem uma consciência por mim, um médico que decide sobre a minha dieta e assim por diante, não preciso me esforçar. Não preciso pensar, se puder pagar: outros prontamente assumirão por mim o trabalho penoso.”(KANT, Immanuel. O que é esclarecimento. In: ALMANAQUE ABRIL, 2001)
Depreende-se do texto que a menoridade é
a)o estado em que alguém deixa outro pensar e decidir por ele.
b)a preguiça que impede o homem de libertar-se do outro.
c)o esforço para sair do trabalho penoso.
d)o ato de ter a consciência por alguém.
e)a ação de pensar independentemente.

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