quinta-feira, 1 de março de 2012

SOCIOLOGIA - CIDADANIA E DEMOCRACIA

1 - Qual dos termos abaixo é definido “como arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados”?
a) Democracia
b) Cidadania.
c) Política
d) Economia
e) Diplomacia

2 – Qual é o regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual, podendo existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico?
a) Democracia
b) Cidadania.
c) Política
d) Republicanismo
e) Socialismo

3 – Que conceito está fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto)?
a) Democracia
b) Cidadania.
c) Política
d) Presidencialismo
e) Anarquismo

4 - Que documento foi inspirado nos pensamentos dos iluministas, bem como na Revolução Americana (1776), a Assembléia Nacional Constituinte da França revolucionária aprovou em 26 de agosto de 1789 e votou definitivamente a 2 de outubro, sendo reformulado no contexto do processo revolucionário numa segunda versão, de 1793. Serviu de inspiração para as constituições francesas de 1848 (Segunda República Francesa) e para a atual?
a) Constituição Cidadã
b) Pacto de Genebra
c) Paz de Vestfalia
d) Estatuto da Criança e do Adolescente
e) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

5 - Em relação às Constituições anteriores, a Constituição brasileira de 1988 representa um avanço. Dentre as modificações mais significativas estão:
+ Direito de voto para os analfabetos;
+ Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos;
+ Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos;
+ Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes);
+ Os direitos trabalhistas passaram a ser aplicados, além de aos trabalhadores urbanos e rurais, também aos domésticos;
+ Direito a greve;
Esta Constituição ficou conhecida como
a) Democrática
b) Republicana
c) Revolucionária
d) Cidadã
e) Moderna

6 – Qual a opinião do historiador Erick Robsbawm sobre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
a) Objetivava a igualdade entre os povos.
b) Representou o fim da tirania e do autoritarismo no mundo.
c) Não é um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária.
d) Trouxe somente malefícios a humanidade.
e) Defende somente os interesses dos países ricos.

7 - Como é chamado a instância organizacional que varia de país a país. Nos países presidencialistas é representado pelo seu presidente, que acumula as funções de chefe de governo e chefe de estado. Nos países parlamentaristas, fica dividido entre o primeiro-ministro, que é o chefe de governo, e o monarca (geralmente rei), que assume o cargo de chefe de estado. Em regimes totalmente monárquicos, o monarca assume, assim como o presidente, as funções de chefe do governo e do Estado?
a) Poder Centralizado
b) Poder Executivo
c) Poder Legislativo
d) Poder Moderador
e) Poder Judiciário

8 - No sistema de três poderes proposto por Montesquieu, esta instância é representada pelos que devem elaborar as leis que regulam o Estado. Na maioria das repúblicas e monarquias é constituído por um congresso, parlamento, assembléias ou câmaras. Esta instância é o
a) Poder Centralizado
b) Poder Executivo
c) Poder Legislativo
d) Poder Moderador
e) Poder Judiciário

9 - Possui a capacidade de julgar, de acordo com as leis criadas e de acordo com as regras constitucionais em determinado país. Ministros, desembargadores e Juízes formam a classe dos magistrados (os que julgam). Há ainda, nos países com justiça privada, o Tribunal Arbitral composto de Juízes Arbitrais, Conciliadores e Mediadores. No Brasil os Juízes Arbitrais são considerados juízes de fato e de direito e a Lei 9.307/96 regulamenta o funcionamento desses tribunais privados, muito comum nos países de "primeiro mundo". Esta instância denomina-se

a) Poder Centralizado
b) Poder Executivo
c) Poder Legislativo
d) Poder Moderador
e) Poder Judiciário

10 - O Analfabeto Político (Texto Adaptado)
Bertolt Brecht
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão ignorante que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o tolo que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
A partir do texto pode-se afirmar que
a) quem vota em branco é um analfabeto político.
b) o voto é única forma de se mudar a realidade de um país.
c) o analfabeto político não sabe ler.
d) o analfabeto político entende de política, mas não se envolve.
e) a falta de efetiva participação política produz males sociais.

4 comentários: