quinta-feira, 1 de março de 2012

SOCIOLOGIA - MARXISMO E ANARQUISMO

1 – Leia o texto abaixo.

“Esse imperialismo constituía um aspecto da industrialização, de uma nova situação econômica na qual os europeus lutavam por matérias-primas, por mercados e áreas de investimento. No século XIX as inovações tecnológicas ampliavam a distância entre a Europa e outras áreas, tornando os Estados europeus e os Estados Unidos claramente mais poderosos do que as nações da Ásia e da África.”
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas abaixo, considerando o texto acima e o seu contexto histórico.
a) ( ) Pode-se dizer que o imperialismo foi um desdobramento do desenvolvimento do capitalismo.
b) ( ) As matérias-primas para a industrialização (mencionada acima) eram extraídas das nações européias, enquanto os mercados consumidores estavam na Ásia e na África.
c) ( ) O desenvolvimento industrial, do século XIX, aproximou o Ocidente do Oriente.
d) ( ) A Ásia e a África serviram de áreas estratégicas para a continuação do crescimento econômico das nações européias.
e) ( ) As nações imperialistas européias competiam entre si por matérias-primas e mercados consumidores.

2 - Leia o texto abaixo.

“A destruição do capitalismo significaria o fim da luta de classes. Numa sociedade sem classes, não haveria exploradores nem explorados, o que tornaria desnecessária a existência do Estado, cuja função era meramente manter e defender o poder contra a classe explorada. A produção e a distribuição de bens seriam levados a efeito pelo planejamento da comunidade e da partilha comunal, substituindo o sistema capitalista de competição”.
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas abaixo, considerando o texto acima e o seu contexto histórico.
a) ( ) Pela teoria social de Marx o imperialismo era algo saudável às sociedade humanas.
b) ( ) Segundo Marx, o Estado é uma instituição que defende os interesses da maioria social.
c) ( ) Para Marx, o capitalismo seria substituindo por um regime comunista onde não haveria classes sociais.
d) ( ) No comunismo a sociedade é organizada pelo Estado.
e) ( ) No marxismo o capitalismo seria destruído por uma revolução liderada pelos trabalhadores.

3 - Leia o texto abaixo.
“Os anarquistas propunham uma sociedade igualitária, em que a propriedade fosse coletiva, não houvesse patrões nem operários e todos trabalhassem e se divertissem com liberdade. Para eles, a sociedade capitalista deveria, então, ser transformada por uma revolução que eliminasse as diferenças sociais e a propriedade privada.”
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas abaixo, considerando o texto acima e o seu contexto histórico.
a) ( ) É possível dizer que o Marxismo e o Anarquismo eram iguais em suas idéias.
b) ( ) Os anarquistas queriam criar um Estado igualitário.
c) ( ) Diferença social e propriedade privada são marcas da sociedade capitalista.
d) ( ) Os anarquistas propunham o fim do trabalho.
e) ( ) Na propriedade coletiva todos os trabalhadores desfrutam dos frutos de seu trabalho igualmente.

4 – Segundo Marx, os indivíduos devem ser analisados de acordo com
a) a luta de classes.
b) as características biológicas.
c) os aspectos políticos da sociedade.
d) o contexto de suas condições sociais.
e) a classe em que se insere.

5 – A idéia de indivíduo isolado, segundo Marx, apareceu efetivamente na sociedade
a) socialista.
b) feudal.
c) escravista.
d) mercantilista.
e) capitalista.

6 – As classes em que Marx dividiu a sociedade são
a) A, B e C.
b) Alta, Média e Baixa.
c) operária e burguesa.
d) burguesa e patronal.
e) proletariado e operariado.

7 – As classes sociais em que Marx dividiu a sociedade só se relacionam mediante
a) a força de trabalho vendida e o salário pago por ela.
b) a intervenção dos Estado.
c) a participação dos sindicatos.
d) a luta de classes.
e) a mais-valia.

8 – A relação entre as classes sociais, segundo Marx, é definida
a) como amistosa.
b) pela luta de classes.
c) pelo salário pago.
d) pelos tribunais.
e) pelo Ministério do Trabalho.

9 – O papel do Estado, nessa relação entre as classes sociais, é
a) punir os trabalhadores.
b) punir os patrões.
c) unir a sociedade.
d) por fim a divisão em classes.
e) intermediar os conflitos de classe.

10 – Em Marx, o sujeito (indivíduo)
a) tem sua história determinada pelos “grandes” personagens.
b) é autor de sua história, embora condicionada a certas situações.
c) não tem poder de alterar sua história.
d) seu futuro determinado por sua classe social.
e) é controlado pelo capitalismo.

11 – A mais-valia é
a) a despesa de uma fábrica.
b) todo o gasto com o pagamento de salários.
c) o lucro total de uma empresa.
d) o salário pago por um dia de trabalho.
e) o trabalho não pago de um operário.

12 – O acúmulo de mais-valia serve, principalmente, para
a) reinvestimentos.
b) pagamentos de dívidas.
c) filantropia.
d) pagamento de impostos.
e) divisão de lucros entre funcionários.

13 – O fim último do capitalismo, segundo Marx, será a implantação de uma sociedade
a) industrial.
b) comercial.
c) moderna.
d) socialista.
e) comunista.

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